Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 14 de abril de 2015

PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS - PÊSSEGO


É uma fruta deliciosa, cheirosa e rica em vitaminas e sais minerais.
PÊSSEGO

O nome do pêssego vem da palavra latina “pérsica”. Ele foi dado à fruta pelos antigos gregos e romanos, já que eles acreditavam ser uma planta vinda da Pérsia.
O pêssego, porém, não veio da antiga Pérsia, atual Irã, e sim da China. Foi domesticado há cerca de 5.000 anos, provavelmente — os vestígios arqueológicos mais antigos são de 4.000 anos atrás, mas acredita-se que o pêssego já era usado na alimentação antes disso.
O pêssego atravessou as fronteiras da Ásia por meio da Rota da Seda, legendária rede de estradas e comércio que ligou o Extremo Oriente à Europa mediterrânea entre os séculos 2 a.C. e 16 d.C. Foi assim que chegou à Pérsia, onde o clima favoreceu a adaptação da fruta.
Foram os gregos e, em seguida, os romanos, que introduziram o pêssego na Europa e contribuíram para sua disseminação. O imperador Romano Pompei, 65 anos antes de Cristo, promoveu extensas plantações de pêssego em várias regiões da Europa ocidental. Nos países do Norte da Europa, que exportavam a fruta, ela era considerada produto dos mais finos e raros.
Os espanhóis foram os primeiros a trazer a fruta para as Américas, introduzindo-a na Flórida, então domínio da Espanha, em 1513. No Brasil, chegou em 1532, com a expedição de Martin Afonso de Souza, mas o cultivo comercial só começou a partir da década de 1970.
PRINCIPAIS NUTRIENTES
Ótima fonte de fibras alimentares, potássio, manganês, niacina, vitamina C e vitamina E, o pêssego também é rico em carotenoides, substâncias antioxidantes.
PARA SUA SAÚDE
O pêssego oferece uma série de substâncias antioxidantes, que estão associadas à prevenção de doenças crônicas, como o câncer, de doenças cardiovasculares e de outros problemas relacionados ao envelhecimento.
Entre os antioxidantes do pêssego estão os carotenoides, como beta caroteno, luteína e zeaxantina, que podem ter ação preventiva em alguns tipos de câncer, como o de mama, e diminuem o risco de patologias oculares como degeneração macular e catarata.
As vitaminas C e E também têm importante ação antioxidante e contribuem para o bom funcionamento do sistema de defesas do corpo, ajudando na prevenção de infecções.
A niacina, ou vitamina B3, contribui para o processo de produzir energia a partir dos alimentos que comemos e atua na formação do material genético, permitindo o crescimento normal e saudável.
Entre os minerais mais abundantes no pêssego, o potássio atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e as contrações musculares — após atividades físicas muito intensas, a reposição de potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos. E o manganês, um mineral que atua junto com diversas enzimas para facilitar os processos metabólicos, tem um papel antioxidante.
Por ser rico em fibras, o pêssego ajuda a prevenir doenças cardiovasculares: as fibras contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue. O consumo de fibras também está associado à prevenção do câncer de cólon. Voltar
VARIEDADES
O PÊSSEGO MARAVILHA é de colheita bem precoce e tem polpa branca e caroço solto. Também bastante precoce, o TROPICAL tem polpa amarela e caroço solto.
O OUROMEL, ou PINGO DE OURO, o DORUADO e o DOURADÃO têm polpa amarela e caroço solto. São indicados para consumo ao natural, assim como o JÓIA, de polpa branca.
As variedades REI DA CONSERVA, REAL e DIAMANTE, de polpa amarela e caroço preso, são indicadas para o preparo de conservas.
Como Escolher
A fruta deve estar firme, mas não dura. A casca verde costuma indicar que o pêssego não amadureceu bem.
Evite comprar pêssegos com manchas, cortes ou outras lesões visíveis na casca.
O tamanho do pêssego não é indicador de sua qualidade. Nem sempre a fruta de maior tamanho é a mais saborosa.
Melhor Época do Ano
A melhor época para comprar pêssego vai de setembro a fevereiro.

Os dados acima foram tirados da Enciclopédia de Nutrição da Nestlé

PÊSSEGO EM CALDA, o grande curinga da nossa cozinha. 
A vantagem do pêssego em calda é que podemos estocá-lo por um bom tempo. 
Outro dia passo aqui no Blog como fazer a compota caseira. 
Normalmente, toda receita que pede o pêssego fresco pode ser substituída pelo pêssego em calda. 
A única coisa que temos que lembrar é que por ser uma conserva, ele tem açúcar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário