Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 14 de abril de 2015

PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS - ARROZ


O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Acredita-se que metade da população mundial consuma arroz diariamente. Grandes nações como Índia e China tem como base da alimentação este grão que é cultivado em mais de 113 países e o Brasil está entre eles.
Possui uma grande quantidade de amido e por isso, é um alimento refrescante e adstringente.
O arroz integral, mais escuro, possui mais vitaminas e outros nutrientes importantes, vou falar sobre ele abaixo.
O arroz branco comum é um alimento energético, mas pobre em nutrientes, pois perde maior parte deles ao ser polido. Já o arroz integral conserva o germe e a parte externa do grão e, por isso, contém proteínas, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas B — principalmente a tiamina (B1).
Por ser o cereal com menor potencial alergênico, geralmente é o primeiro alimento dessa categoria que deve ser oferecido ao bebê.
A proteína que o arroz tem quando combinado com leguminosas como feijão, lentilhas ou ervilhas além de ajudar na construção dos tecidos, reforça a imunidade e ajuda na manutenção das células.
Já dissemos que é uma planta proveniente da Ásia.
O arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.
Não sei se vocês já viram plantação de arroz. Os desenhos que se formam nos “canteiros” inundados e depois as diversas etapas do cultivo.
Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva.  
CURIOSIDADES
Antes de chegar aqui, foi considerado ingrediente caro e especial na época áurea da rota das especiarias: costumava ser trancado no armário e contabilizado nas contas da casa.
Alguns historiadores sugerem que o Brasil tenha sido o primeiro país americano a cultivar o grão, antes mesmo da chegada dos portugueses ao país. Registros de Américo Vespúcio apontam a presença de lavouras em áreas alagadas da Amazônia.
No século 16, arrozais já ocupavam terras na Bahia e, hoje, o país figura entre os dez principais produtores do mundo.
Diz-se que o arroz foi cultivado primeiramente na região do vale do Rio Yangtzé na china.

Em 2003, arqueólogos coreanos afirmaram ter descoberto o mais antigo arroz do mundo cultivado.
A data remonta há 15 mil anos, o que desafia estudos comprovando sua existência há mais de 12 mil anos.
Em 2011, um trabalho conjunto da Universidade de Stanford, da Universidade de Nova York, da Universidade Washington em St. Louis e da Purdue University forneceu a evidência mais forte de que existe apenas uma única origem de arroz cultivado, no Vale do Yangtzé, na China.

Os Hani do sul do Japão evitam fazer barulho quando estão nos campos, pois creem que os espíritos dos arrozais se assustam facilmente e, ao fugirem, podem provocar a infertilidade da terra. Desde a época do Japão antigo, jogar arroz em recém-casados é um ato que representa votos de abundância ao novo casal; este costume passou depois ao Ocidente, sendo hoje muito comum em Portugal.


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Gênero: Oryza


Benefícios do arroz integral

Os benefícios do arroz integral estão relacionados com a diminuição do aparecimento de doenças como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

O arroz integral possui muito mais nutrientes, minerais e um pouco menos de carboidratos que o arroz branco ou polido que perde nutrientes no seu processamento. Assim, o arroz integral tem vitaminas do complexo B, minerais como zinco, selênio, cobre e manganês assim como fito químicos com ação antioxidante.


Duas colheres de arroz integral têm cerca de 50 gramas e possuem, aproximadamente, 167 calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário