Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

FAROFA COM CHIA

A chia é uma novidade nas nossas vidas. Eu a inclui em minha alimentação já a algum tempo. Uso em pães, bolos, biscoitos, com iogurte e em muitas receitas que minha imaginação permite.

Essa farofa com chia fica muito gostosa.














INGREDIENTES
2 colh (sopa) de azeite ( ou outra gordura de sua preferência) 
1 dente de alho picado
1 xic. (Chá) de farinha de mandioca torrada
1/2 xic. (Chá) de semente de chia
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER
Refogue o alho no azeite até ficar bem douradinho, acrescente a farinha de mandioca, a chia o sal e a pimenta do reino e não pare de misturar até que fique tudo douradinho.
Pronto.

Ah, se sobrar, não guarde na geladeira, deixe esfriar, coloque num vidro e feche bem, guarde em local fresco e sombreado.
Isso vale para quase todas as farofas, desde que não haja ingredientes úmidos ou ovo dentro delas.

DICAS

Farinha de mandioca: eu particularmente gosto mais da torrada, mas se quiser usar a normal ou a biju a receita também vai ficar muito boa.

Temperos: eu nesta receita usei apenas alho, mas pode acrescentar cebola, gengibre e até bacon. O truque é refogar bem antes de acrescentar a farinha de mandioca.

Chia: essa receita só dá certo em farofas " sequinhas" porque a chia em contato com líquidos, fica gelatinosa, que é uma das qualidades dela, mas se a farofa for daquelas úmidas, não vai ficar legal ok. 


3 comentários: