Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS - LIMÃO

Nesta página você vai encontrar informações sobre diversas qualidades de limão e links para as receitas publicadas em meu blog.

LIMÃO SICILIANO
Esta foi a primeira informação sobre a propriedade dos alimentos que coloquei em meu blog. Como sempre, porque postei uma receita usando este maravilhoso LIMÃO SICILIANO. A receita? CREME BICOLOR onde uso chocolate e limão siciliano.

Dizem que provavelmente a origem do limão siciliano foi no Sudeste da Ásia, provavelmente no sul da China ou India. Não se tem muita certeza disso.
Foi por volta do ano 1000 que os árabes levaram a fruta para a Sicilia. E lá, até hoje a produção deste limão é muito grande. 

Já naquela época, quando era usado como moeda de troca, ele era caro, característica que o segue até hoje..... continua caro, por isto resolvi plantar um pé dele no meu quintal.
O limão Siciliano gosta mais de clima frio ou subtropical, por isto dá em maior abundância na Europa, América Latina e países Andinos.
Em lugares onde o clima é mais quente ele “sente” mais, mas não é impossível ter um pé em casa. Só cuidar bem.
O ideal é colher quando ele estiver bem amarelo e grande.
Hoje em dia ele já é mais conhecido, mas o legal mesmo é saber que ele tem propriedades antioxidantes, e como os outros limões, ele acentua o sabor dos alimentos, é um execelente “companheiro” para aves e peixes e ajuda a preservar os alimentos também.

Tanto em doces como em salgados ele se destaca. 


Leiam esta matéria abaixo: 
BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES DO LIMÃO SICILIANO.
Citrus limon
Descrição : Da família das Rutáceas. Árvore de médio porte, de folhas perenes, verdes e brilhantes; suas flores são róseas na parte externas e brancas internamente. Seus frutos são globosos, com casca de coloração amarela. Também conhecido como limão-galego, limão, limão-verdadeiro. Reproduz-se por estacas de galhos, em solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de clima quente ou temperado. Para a utilizxação da casca, deve-se retirar apenas a parte mais externa, desprezando a parte que é esbranquiçada ou amarelada. 

Partes Utilizadas - Folhas e frutos.

Origem : Ásia tropical, e foi disseminada na Europa pelos Árabes, sendo hoje cultivada nas regiões tropicais e emperadas, no mundo inteiro.

Plantio : Multiplica-se por sementes, alforques e enxerto.

Modo de conservar : As folhas e as cascas dos frutos podem ser secas ao ar livre e guardadas, em separado, em sacos de papel, longe da luz solar e da umidade. O suco do fruto deve ser utilizado fresco.

Propriedades : Sedativo, antiespasmódico, sudorífico, vermífugo, antiescorbútico, alcalinizante, depurativo e tônico digestivo.

Indicações : Combate dores reumáticas, diarréias, astenia, dispepsia, escorbuto, hipertensão arterial, aterosclerose, afecções das vias biliares. Para uso externo é anti-séptico.

Principios Ativos : Pectina, limonina, felandrina e hidrocarbonetos terpênicos, dentre outros.

Contra-indicações/cuidados: aplicado externamente, não se deve expor a pele ao sol, pois queima e provoca manchas escuras; a aromaterapia com óleo de limão é contra-indicada para diabéticos; desaconselhada para quem tem pressão baixa. Em doses elevadas é convulsivo, provoca tremores, delírio e vertigens. Na aromaterapia, o óleo essencial de limão usado em altas doses, por longos períodos de tempo, pode causar hipertensão arterial.

Modo de usar:
- suco ou refresco de limão (limonada), coquetéis, sorvetes, caipirinha, temperar carnes, peixes, frutos do mar, aves, saladas e molhos;
- casca, em pedaços ou em raspas, condimento aromático ou matéria-prima essencial para doces, compotas, pudins, tortas, balas, cremes, recheios, suspiros, caldas etc., conservas em calda ou em compotas;
- 2 gotas de limão e 1 colher (sobremesa) de óleo de amêndoas e 2 colheres (sopa) de açúcar: esfoliante natural para as mãos e os joelhos (os terpenos do limão ajudam a clarear as manchas e os cristais pentaédricos do açúcar removem células mortas;
- suco do limão misturado a açúcar e água em ceras de depilação caseiras;
- óleo essencial de limão na aromaterapia estética: prevenir varizes e a eliminar acne de peles oleosas;
- óleo essencial na perfumaria: para cabelos oleosos e claros (limpar, remover a oleosidade e eliminar resíduos de géis, mousses, aerosóis e laquês). Pode ser misturado a um xampu neutro e aplicado uma vez por semana nos fios.
- óleo essencial: formulação industrial de xampus, sabonetes, produtos de higiente bucal, cremes e óleos;
- óleo essencial de limão na aromaterapia: anemia, astenia, arteriosclerose, congestão hepática, dispepsia, doenças infecciosas, doenças da pele, falta de apetite, flatulência, hipertensão, hiperviscosidade do sangue e reumatismo;
- xarope ou extrato fluido de limão: expectorante, fluidificante, combater secreção catarral; xarope caseiro com mel, tem a mesma aplicação; - suco de limão em gargarejos: inflamações na boca e na garganta; - suco de limão decocção: malária;
- decocção de 1 limão cortado e rodelas bem fervido, 1 xícara 3 a 4 vezes ao dia;
- Meio limão num copo de água morna tomado em jejum: regimes de emagrecimento;
- cura pelo limão: durante 19 dias tomar o suco de limão, começando pelo suco de uma unidade. No segundo dia de dois limões e assim sucessivamente até atingir no décimo dia 10 limões. A partir daí ir diminuindo um por dia até que termine o tratamento no 19º dia tomando o suco de um limão;
- uso externo, sumo do limão misturado com açúcar, até formar uma pasta, é ótimo no tratamento da acne, da pele cansada e da oleosidade excessiva;
- uso externo, o sumo serve para clarear as mãos e amaciar as cutículas endurecidas, na cabeça, ele diminui a oleosidade do couro cabeludo e elimina a caspa;
- a casca, as folhas e as flores do limoeiro são usadas em chás e xaropes.
Aromaterapia : Refrescante e regenerador.


Abaixo o meu pé de limão Siciliano.  


Em 2010, já plantado no quintal.













Em 2014. 

















LIMÃO TAITI ou TAHITI
Também é um limão delicioso e que encontramos o ano inteiro. 


Vejam abaixo quanta coisa mais interessante sobre o limão.






O limão Tahiti é propriamente uma limeira ácida conhecida por Citrus latifolia, (Tanaka), Dicotyledonae, Rutaceae. 
Com porte médio a grande, a planta é expansiva, curvada, vigorosa; as folhas adultas têm cor verde e são lanceoladas e as folhas novas e brotos tem cor purpurea. Os frutos são ovais, oblongos ou levemente elípticos, casca fina, superfície lisa e cor amarelo-pálida na maturação. Estão maduros em torno de 120 dias após a floração; as sementes são raras ou ausentes.
O suco do limão Tahiti é usado em culinária, na limpeza e preparo de alimentos (carnes, massas, bolos, confeitos) e no preparo de refresco – limonada.
O Piauí exporta a fruta in natura para vários países da Europa.
Em medicina caseira o fruto é utilizado como auxiliar no tratamento de gripes e deficiência de Vitamina C. Óleo da casca do fruto é aromático

Normalmente, uma das primeiras coisas que um médico retira da alimentação de quem está diagnosticado com gastrite é o limão, mas fazendo esta pesquisa descobri que na verdade não é bem assim, que ele pode sim ser consumido, achei super interessante, vejam o que encontrei a respeito: 
Na realidade, o consumo da fruta incentiva a produção de carbonato de potássio no organismo, resultando na neutralização da acidez. Isso significa que, apesar do limão possuir ácido cítrico, ele acaba se comportando como um alcalinizante durante a digestão, não agredindo as mucosas do aparelho digestivo.
Falo agora por mim, que tinha gastrite e não deixei de consumir o limão, apenas diminui a quantidade que consumo. 

Um super aliado para quem quer queimar gordurinhas, vejam só:
 A baixa quantidade de vitamina C no sangue está relacionada ao aumento da gordura corporal. Para completar, um estudo da Universidade do Arizona (EUA) sugeriu que os níveis de vitamina C no corpo ajudam na oxidação das gorduras, ou seja, estimulam a queima dos pneuzinhos como fonte de energia pelo organismo. Por esse motivo, é indicado o consumo da limonada após a prática de exercícios físicos, por exemplo.

Turbina a imunidade:
 A vitamina C participa da produção de linfócitos e glóbulos brancos, ajudando a multiplicar as defesas naturais do organismo. Com os anticorpos fortalecidos, a chance daqueles microorganismos causadores de doenças conseguirem se instalar é menor. É por esse motivo que o limão é geralmente associado à prevenção de gripes e resfriados.

Pode ser usado na prevenção do câncer:
  A casca do limão possui um composto químico oleoso chamado d-limoneno. Segundo especialistas, a substância seria capaz de proteger o ciclo de vida das células normais, prevenindo, assim, qualquer tipo de alteração ou reprodução anormal. Outro aspecto importante é que o limão possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres em trânsito pelo organismo. Dessa forma, ele evita que os radicais agridam o DNA e provoquem alterações.

E ainda tem mais, também fortalece ossos:
E isso se deve a sua quantidade significativa de fósforo na fruta. O fósforo influencia na absorção do cálcio quando ambos encontram-se no intestino. Após a absorção, o cálcio será depositado nos ossos, prevenindo a osteoporose e problemas nas articulações. Estima-se que é necessária a proporção de uma quantidade de fósforo para duas de cálcio para que a absorção do segundo mineral seja eficiente.

Ou seja, é uma fruta gostosa, super versátil, pode ser usada para doces e salgados... e ainda faz um bem danado. Vejam também a receita de TORTA CHIFFON DE LIMÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário