Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS - INHAME


PROPRIEDADES DO INHAME

Outro dia Priscila nos passou uma receita deliciosa de TORTA DE INHAME COM FRANGO E CALABRESA, que agora está no seu Blog também.
E por isto quisemos passar para vocês as propriedades maravilhosas do Inhame.  







O Inhame é originário do sudeste asiático e é cultivado desde a antiguidade.
Foi trazido para o Brasil das ilhas de Cabo Verde e São Tomé ainda no período colonial.

Seu nome científico é COLOCASIA ESCULENTA, pertence a família Araceae, gosta de clima ameno entre 20 e 25 graus e sua forma de propagação é o rizoma.


É um alimento rico em amido, beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B. Contém ainda cálcio, fósforo e ferro.

É recomendado na prevenção de doenças como dengue, malária e febre amarela.
É ótimo para limpar o sangue, faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins e dos intestinos. Fortifica os gânglios linfáticos (postos avançados no sistema imunológico) e no tratamento de cólicas e espasmos musculares.  Ele tem a propriedade de restaurar e manter o sistema imunológico saudável e resistente.
As suas propriedades Antiespasmódicas e anti-inflamatórias tornam-no útil para tratar caibras no estômago.
Já para as mulheres, aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais.
Também ajuda na pré e pós menopausa.

São várias as maneiras que se pode consumir o Inhame, primeiro vamos lembrar que quase tudo que se pode fazer com batata, pode ser substituído pelo Inhame.
Um purê de inhame fica delicioso.

Suas folhas tem forma de coração, parecendo-se com uma planta ornamental. O inhame é um rizoma, um caule modificado que leva água e nutrientes para a planta. Não é raiz.





Além de alimento, devido suas propriedades acima citadas, principalmente por ser desintoxicante e depurativo, o inhame tem sido muito usado na cura de diversas doenças, entre elas o reumatismo, artrite, ácido úrico, inflamações, todas as infecções (furúnculo, quistos sebáceos, espinhas, unha encravada, hemorróida, sinusite, apendicite), viroses e micoses.

Auxilia nos males da T.P.M., por conter a vitamina B6 (que também reduz o risco de doença cardíaca), onde alivia os sintomas e regula o fluxo menstrual.

Os hidratos de carbono e a fibra do Inhame retardam a taxa com que os açúcares são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea, com isto, controlando o açúcar no sangue.
 O Inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.
Os índios já usavam o inhame como medicamento, descascavam e ralavam o inhame, extraindo o seu suco que era usado inclusive para tratar diversas doenças e para a limpeza do sangue. 

No Nordeste brasileiro, costuma-se comer o inhame ou o cará cozidos e com um pouco de mel ou melado no café da manhã.

O inhame descascado é branco e tem uma consistência muito firme, mas após ser cozido fica com um tom levemente azulado e torna-se macio.

O inhame quase sempre é consumido cozido.Mas também pode ser consumido frito ou assado.
Pode ser cozido com ou sem a casca. Mantendo a casca na cocção, nutrientes como vitaminas e minerais hidrossolúveis não se perdem.
Após descascar, deixe-o imerso em água com vinagre para não escurecer. 
Não há necessidade de colocar muita água no cozimento do inhame, apenas cubra-o com água e um pouco de sal. Ele também cozinha bem rápido. Se ficar no fogo por tempo excessivo ele acabará perdendo muitas vitaminas. 
Para verificar se ele está macio basta espetar um garfo. 
Muito usado em sopas, purês, na forma de refogados, saladas, pães, bolos e sobremesas.
Se ele não for utilizado imediatamente, é preciso deixá-lo em uma vasilha com água para que não escureça. O cozimento pode ser feito em água ou no vapor, sempre evitando deixar o produto ao fogo por tempo excessivo, para que não ocorra grande perda de vitaminas.

 Você encontra centenas de receitas com Inhame na internet. E a Pri vai passar muitas outras receitas legais com inhame. E mais ainda agora que ela tem o Blog dela: RECEITAS E DICAS DE PRISCILA PRISCO.

As folhas e os talos do inhame também podem ser consumidos, e o próprio inhame pode ser um substituto à batata comum. 

Da farinha do inhame é utilizado para confecção de pães, barateando custos e aumentando o valor nutricional.


Ao comprar os inhames, eles devem estar firmes, sem sinais de brotação, sem áreas amolecidas ou enrugadas, sem sinais de mofo ou danos na casca. A coloração tem de ser marrom uniforme.

Os inhames não precisam ser mantidos em geladeira, pois se conservam em condição natural por até 10 semanas, desde que mantidos em local arejado, protegido da luz e seco.

Nomes dados ao Inhame: Em latim, é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte se chama taro, na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam. 


Fontes:
beneficiodoslegumesnasaude.blogspot.com

www.frutasnobrasil.com/inhame



Nenhum comentário:

Postar um comentário