Pesquisar este blog

Translate

domingo, 13 de julho de 2014

PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS - REPOLHO

Com certeza as informações abaixo irão te deixar impressionadas, e se, você ainda não é fã deste vegetal, depois de ler tudo a respeito dele, tenho certeza que vai inclui-lo com mais frequência em sua alimentação. 
Para te ajudar, vou colocar várias receitas usando este vegetal maravilhoso. 
Para começar, uma receita que foi ao ar em 1989 no programa Forno Fogão e Cia e que vai fazer muito sucesso em sua mesa, é uma TORTA DE REPOLHO
O repolho é uma planta herbácea, bienal, de pequeno porte, do gênero Brassica  e pertencente à família Brassicaceae, da qual estão inclusas milhares de espécies, entre elas vários vegetais crucíferos como a couve, o brócolis e a couve-flor.
Cultivado há milhares de anos, desde cerca de dois mil anos antes de Cristo, o repolho é uma hortaliça  de cabeça conhecida por conter diversos nutrientes, principalmente vitamina C. Foi introduzido nas Américas pelos conquistadores europeus  e seu cultivo se estabeleceu no Brasil com os imigrantes alemães na região Sul do país. Desde então, o repolho é apreciado na culinária brasileira cru em saladas, como também cozido e refogado, por ser um alimento saboroso e cheio de nutrientes.
Além de ser uma excelente fonte de vitamina C (que só é aproveitada quando o vegetal é consumido cru), o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o cálcio, fósforo e enxofre, que é muito importante para a boa formação dos ossos e dentes e para a pele.
Está presente também no repolho, quantidades significativas de glutamina e polifenóis, o que contribui para que o repolho seja um alimento com propriedades antiinflamatórias. Assim como outros vegetais crucíferos, no repolho há também substâncias antioxidantes capazes de reduzir os riscos de se adquirir diversos tipos de câncer.

O repolho sendo uma ótima fonte de vitamina C ajuda a cicatrizar úlceras pépticas, pode ajudar a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio, além de ser pobre em calorias e rico em fibras, potássio, fosfato e betacaroteno, um precursor da vitamina A.
Pessoas que consomem grande quantidade de repolho têm menor probabilidade de desenvolver câncer de cólon, graças aos bio flavonóides, aos indóis, à genisteína e a outras substâncias químicas presentes no repolho, que inibem o crescimento de tumores e protegem as células dos danos causados pelos radicais livres liberados quando o organismo queima oxigênio.
Como algumas dessas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, as mulheres que consomem grande quantidade de repolho têm menos chance de desenvolver câncer de mama, útero e ovário.
O repolho também é indicado nos casos de úlceras, náuseas, nevralgias, erisipela, gota, reumatismo e rouquidão; bem como é ótimo para o sistema digestivo e para o fígado.
Além disso, o suco de repolho cru ajuda na cicatrização de úlceras pépticas, por causa da metionina, um aminoácido encontrado em pequena quantidade nesse vegetal. Basta beber um litro de suco de repolho cru ao dia por no mínimo duas semanas. As variedades principais, branca e roxa, apresentam algumas diferenças nesse aspecto.
Obs.: nenhuma pessoa que conheço é capaz de beber tanto suco de repolho num dia só, mas vale a dica e o bom senso, na minha opinião, acho que pode ser colocado na alimentação diária de formas diferentes, cru por exemplo, ele pode ser juntado aos ingredientes do suco verde e em saladas.
O repolho-roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho. O roxo também contém o dobro de fósforo, mineral essencial para a saúde dos ossos, e mais selênio e vitamina C. O branco contribui com uma pitada a mais de vitamina A, que previne males como a catarata, e é rico em ácido fólico. O sabor, no entanto, é semelhante. O roxo é um pouco mais doce, com um amargor discreto.
A diferença é sutil, está mais no visual. As conservas de repolho-roxo, por exemplo, não ficam bonitas porque o vinagre deixa o repolho "pink", com uma cor meio artificial.
O forte odor que emana ao ser cozido, razão da repugnância que desperta em muita gente, deve-se à presença de enxofre. Sua eliminação é simples: basta deixar a panela destampada durante o processo.
Pode ser consumido cru, refogado ou na forma de charutos recheados com arroz e carne, à moda árabe. É um alimento rico em fibras, porém seu consumo pode causar flatulências e, em algumas pessoas, dores abdominais.
Podemos descrever o repolho como sendo uma hortaliça de formato arredondado, composta por várias camadas de folhas que podem ser enrugadas ou lisas, e que juntas formam uma cabeça. Essa cabeça pode ser encontrada na natureza em uma variedade de cores como o branco, o verde, o amarelo e o roxo, sendo o repolho branco e verde as cultivares de maior aceitação no mercado brasileiro.
O repolho pode ser perfeitamente cultivado durante todo o ano, porém prefere clima fresco e úmido. Se desenvolve bem em solos argilo-silicosos, que sejam bem drenados, ricos em matéria orgânica e cujo pH esteja em torno de 5,5 a 7,0. É produzido em todos os estados brasileiros, com destaque para a região Sudeste e Sul. No mundo, os maiores produtores de repolho são a China, Índia e Rússia.
Embora encontrado em todos os meses do ano, o período de safra ocorre entre os meses de setembro a novembro.
Ele aguenta bastante na geladeira desde que bem embalado: depois de cortado, embrulhe-o em filme de pvc.
Em cataplasmas, as folhas são boas contra feridas, inflamações, hemorróidas e reumatismo.
O suco, friccionado duas vezes por dia no couro cabeludo, estimula o crescimento dos cabelos.
Obs: nunca testei, mas achei interessante, talvez depois de lavar a cabeça passar e friccionar o suco e depois de algum tempo enxaguar.
Esta hortaliça crua é uma ótima fonte de vitaminas A e C.
O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate à tuberculose e em todos os casos de cansaço físico. Deve ser comido cru e bem mastigado.
O repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima das gorduras.
Nos casos citados e como preventivo, toma-se um copo de suco de repolho pela manhã em jejum.




Reino: Plantae
Divisão: Magnaeoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicacea
Gênero: Brassica

Espécie: Brassica oleracea

Nenhum comentário:

Postar um comentário