Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS - AMÊNDOAS



Infelizmente, muita gente tirou a amêndoa e outras nozes da dieta por medo de engordar, mas acredite, tanto amêndoas como outras nozes fazem parte do seleto grupo das frutas oleaginosas, que, além de terem muitos nutrientes, podem ser excelentes parceiras numa dieta. Elas são ricas em  gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras, como a do azeite.
Especialistas são unânimes em classifica-las como ótimas moderadoras de apetite. Para isto, devemos ingerir de 5 a 6 nozes antes da refeição.
Um estudo recente, mostra que a gordura das amêndoas, ajuda a converter os estoques de gordura corporal em energia.
Outro estudo, comparou  os efeitos de uma dieta para emagrecer enriquecida com amêndoa a uma mais tradicional, suplementada com carboidratos complexos. O grupo que comeu amêndoa não só obteve mais sucesso na redução do peso e do total de gordura corporal como também teve mais facilidade em manter a perda de peso durante o tempo estudado.
Pesquisadores consideram que a utilização de amêndoas em substituição de uma quantidade equivalente de carboidratos numa dieta saudável resultou numa redução de 30% do risco de doenças cardíacas. Os investigadores concluíram ser ainda mais impressionante a redução do risco - 45% - quando a gordura das amêndoas foi substituída por gorduras saturadas, encontradas principalmente na carne e nos lacticínios.
Outro estudo que envolveu quase 9 mil adultos, mostrou que mesmo que as amêndoas sejam ricas em gordura, são ricas na gordura boa, que é saudável para o organismo. Os experimentos mostraram que comê-las 2 vezes por semana diminui em 31% a possibilidade de manter-se com quilos extras e que impedem o nível de açúcar de sangue quando comidas após as refeições principais. Fonte de fósforo,  são indicadas, também, para fortalecer ossos e dentes.
A amêndoa, em que pensamos como um fruto do mesmo tipo das nozes e das avelãs, tecnicamente é o caroço do fruto da amendoeira, uma árvore de porte médio que dá flores perfumadas, cor-de-rosa e brancas. Tal como outras árvores semelhantes, o pessegueiro, a cerejeira e a ameixeira, a amendoeira produz frutos com um caroço no seu interior. É a este caroço que chamamos amêndoa.
As amêndoas por dentro são brancas, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura. As amêndoas dividem-se em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amargas (Prunus var amygdalu. amara).
As amêndoas doces são aquelas que se comem. São de forma oval, geralmente de textura suave e têm um sabor deliciosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado, ainda com casca ou descascadas. As amêndoas sem casca, cortadas ou fatiadas, na sua forma natural, com pele, ou branqueadas, com a pele removida, encontram-se facilmente à venda.
E hoje em dia são encontradas por um preço acessível, sendo as vezes mais em conta que a nossa brasileiríssima castanha de caju que anda com os preços altíssimos.
As amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é utilizado como um agente aromatizante de alimentos e licores como o Amaretto. De outra forma, não são comestíveis porque contêm substâncias naturais tóxicas como o ácido cianídrico. Estes compostos são removidos na fabricação de óleo de amêndoa.
A amêndoa ajuda a produção de energia e seus minerais ajudam a neutralizar os radicais livres.
O consumo de amêndoas baixa o mau o colesterol (LDL) e reduz o risco de doenças do coração.
Os nutrientes da amêndoa protegem as paredes das artérias. Os flavonoides presentes na pele da amêndoa, e a Vitamina E, fazem uma sinergia que fortalece a estrutura das artérias.
Pelo seu conteúdo em vitamina E, a amêndoa proporciona uma dose extra de antioxidantes e tem um papel importante na prevenção de doenças cardíacas e de cancro. A amêndoa é a fruta seca com mais conteúdo em fibra, que é importante para facilitar e regular o trânsito intestinal e evitar assim a prisão de ventre e para prevenir as doenças cardiovasculares.

Desde os tempos antigos que são  utilizadas diferentes partes da amêndoa como, antitussígenos, hepatoprotetor e hipotensor, entre outros. As suas principais propriedades são as emolientes dermatológicas, laxantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e anti-espasmódicas.

O leite e o óleo de amêndoas também foram usados historicamente, como aplicação externa, para curar a pele. Na medicina o óleo de amêndoas usa-se para o tratamento de dermatite, psoríase, pele seca, queimaduras superficiais e para a prisão de ventre.
Ricas em L-carnitina e em riboflavina, induzem ao aumento da atividade cerebral, otimizando o funcionamento do cérebro ao ponto de reduzir o risco da Doença de Alzheimer. Os benefícios registrados incluem a melhora do intelecto.
As propriedades medicinais da amêndoa vão do fornecimento de vitaminas essenciais, ao fortalecimento do cérebro. Seu uso em loções e receitas culinárias remonta ao antigo Egito, quando já era um ingrediente popular. Mas somente nos tempos modernos, graças à realização de pesquisas científicas, é que suas propriedades para o organismo são conhecidas. É de tão grande alcance para melhorar determinadas funções do corpo, que deve ser um alimento obrigatório todas as semanas.

E por incrível que pareça, encontramos a amêndoa hoje em dia mais em conta que a nossa brasileiríssima castanha de caju...

Dicas: 
Esta semana por coincidência, vi no programa da Bela Gil, uma receita super legal e fácil de ser feita de leite de amêndoas. Ele pode ser uma excelente alternativa ao leite de vaca e um ingrediente saudável para qualquer smoothie, shake ou vitamina.
Quer saber mais? entre lá e confira: gnt.globo.com/receitas/receitas/leite-de-amendoas-receita-de-bela-gil.htm

Aproveite para fazer e saborear a receita de BOLAS DE CHOCOLATE, feitas com amêndoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário