Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ASSADO DE CARNE MOÍDA ou FALSCHEN HASE

ASSADO DE CARNE MOÍDA
FALSCHEN HASE - quer dizer literalmente Falso Coelho 
 
Esta foi a 2ª receita que preparei no programa. Se minhas anotações estiverem certas este programa foi ao ar em 27 de janeiro de 1989. 

Esta é uma receita fácil e versátil e de baixo custo. Pode servir para o dia a dia como para uma refeição mais elaborada dependendo dos acompanhamentos.


Ingredientes: 
1  kg de carne moída magra (patinho)
2  ovos
1 xic.(chá) de farinha de rosca
1 cebola ralada ou bem picada
2 dentes de alho amassados
Sal e  pimenta do reino a gosto
3 ovos cozidos para o recheio
6 a 8 tiras de bacon

Opcional:
2 tomates
1 pimentão
1 cebola
Salsinha para enfeitar

Modo de fazer: 
Cozinhe os 3 ovos em ponto firme. Deixe esfriar e reserve. 

Coloque a carne moída numa vasilha e faça uma cavidade no centro. Coloque ai os 2 ovos inteiros, a  cebola, o alho, o sal e a pimenta. amasse tudo muito bem, vá colocando aos poucos a farinha de rosca até dar liga, mas cuidado para não colocar demais senão a carne ficará muito seca.

Montagem do prato: 
Unte um refratário oval com óleo ou manteiga.
Coloque metade da carne, aperte bem dando um formato ovalado.
Coloque os ovos cozidos descascados enfileirados bem no centro, no sentido do comprimento.
Coloque o restante da carne sobre os ovos e vá apertando e moldando como um lombo.
Colocar o restante da carne apertando bem.
Deite as tiras de bacon sobre a carne. 

Se quiser que a carne fique um pouco mais úmida e com um molhinho, coloque em volta os tomates, o pimentão e a cebola picados grandes. 

Asse em forno quente, até que a carne fique bem corada, aproximadamente uns 40 minutos. 

Sirva acompanhado de legumes cozidos, purê de batata e salada.
Eu adoro uma mostarda de boa qualidade para acompanhar também. 


Observações:

Carne: a carne pode ser a da sua preferência. Normalmente  uso carne magra e peço para moer duas vezes. Minha avó fazia com patinho.



Farinha de rosca: no lugar de farinha de rosca, você poderá usar farinha de aveia. super saudável e gostoso e dá uma boa liga também. Mas atenção, dependendo do tamanho dos ovos, da umidade da cebola e da carne, você poderá usar menos farinha do que o indicado na receita, por isto, vá adicionando aos  poucos. ao deixar a carne temperada descansar, a farinha ainda absorverá a umidade. 

Congelamento : caso vá congelar o prato, não use os ovos cozidos como recheio, pode usar outro ingrediente que aguente o congelamento ou deixe sem recheio.


Comentários:
Foi neste programa que a Luci Ribeiro que era a apresentadora das sextas feiras, veio com um lindo buquê de flores do campo e entrou no último bloco comigo, entregou o buquê e me parabenizou dizendo que eu tinha sido a escolhida para ser a apresentadora das sextas feiras. 
E aquilo me pegou de surpresa mesmo, eu realmente não tinha nenhuma expectativa de ficar fixa no programa. Mas foi uma surpresa super legal. 

O engraçado é que quando as câmeras foram desligadas, fui direto conversar com o Geraldo, agradeci e perguntei: " por acaso você me consultou se eu queria ser a apresentadora?"
ele me olhou surpreso com a pergunta, já que era uma coisa que todo mundo queria (ele vivia recebendo propostas de pessoas doidinhas para assumir este lugar)....... 
ai ele olhou para mim bem sério e perguntou: "então, você aceita ser a apresentadora das sextas feiras?".... e claro que todos sabem o que respondi..... que SIM. 
Foram muitos risos. 
Claro que depois ele me explicou toda a dinâmica do programa.
O que sempre achei interessante é que nunca me senti constrangida na frente das câmeras, acho que tem a ver com meu signo que é Leão. 
Lembro que desde pequena, sempre que precisavam de alguém para subir no palco e recitar, ou declamar, ou ler alguma coisa eu me oferecia. 

Espero que vocês gostem desta receita. Como já disse anteriormente, quero aqui neste BLOG passar todas as receitas da época em que fiz o Forno Fogão e Cia. 
Beijos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário