Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PRODUTOS ORGÂNICOS

Ontem tive o prazer de conhecer pessoas incríveis, simpáticas e receptivas e conhecer como funciona uma horta orgânica, e ainda por cima, ganhei muita coisa gostosa que tive o prazer de colher.

Eu fiz uma horta pequena aqui em casa, e tenho "pelejado" com algumas praguinhas que querem dividir comigo minhas hortaliças.
Eu não quero usar agrotóxicos mas sei que existem métodos que nos auxiliam espantar essas criaturinhas indesejáveis. Ontem pude constatar algumas coisas para por em prática na minha humilde horta.

Uma coisa que vi por lá é que o mato, desde que controlado, é muito bem vindo junto às culturas.
Isso eu já sabia, se você arranca todo o mato, a terra fica mais seca e formigas e outros insetos que se alimentam do mato, vão se alimentar das suas hortaliças. Claro que você não vai fazer uma cultura de mato, mas vai administrar para que não sufoque sua horta.

Para combater os pulgões que insistem em tomar posse dos meus pezinhos de couve e brócolis, já sabia que o óleo de Neem (Azadirachta indica), que é uma planta multi funcional.

Descobri também que algumas plantas, também podem ser ótimas aliadas no combate a pragas no seu jardim.

Hortelã
HORTELÃ, pode ajudar a espantar formigas. Me disseram que o bom é plantar em volta da horta e entremeando alguns canteiros.
Manjericão



MANJERICÃO , ajuda a afastar mosquitos. além de tudo, é um tempero maravilhoso.




Alecrim
ALECRIM também ajuda a afastar insetos.





Citronela
CITRONELA, outro aliado contra mosquitos e outros nada desejáveis.









Neste link abaixo você encontram uma cartilha do EMBRAPA ensinando o manejo de uma pequena horta.
http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/online/CAR05.pdf

Também aprendi outros truques, que vou testar e se derem certo passo a receita para vocês. 
Extratos de alho, laranja. Existem prontos para venda, mas quero aprender a fazer. 

Bom, e hoje claro que fiz um delicioso MACARRÃO COM BRÓCOLIS colhido ontem. Vou colocar a receita aqui no Blog ok.

Quero mais uma vez agradecer a deliciosa companhia e a receptividade do irmão de nossa amiga o Max, o número 7 (são em onze irmãos e ela brinca de numerá-los) e sua família tão atenciosa.

É uma delícia ver gente que respeita a natureza e os animais. 
Estes pavões e outros tantos bichos, vivem soltos por lá. 
Até mesmo o papagaio.









Nenhum comentário:

Postar um comentário